IMPERABILIDADE INEXISTENTE

O mundo que vivemos neste momento não é o mesmo que o de uma hora atrás. Os meios de comunicação, a agilidade de interação entre pessoas, a globalização e demanda crescente de serviços ofertados modificam, a cada momento, os aspectos competitivos do mundo empresarial tornando o mercado extremamente seletivo e implacável com os que se […]
Leia Mais

MUDAR O PROVIMENTO 94/2000? PRA QUE?

Com o anúncio, dias atrás, da nova investigação que o Conselho Federal da OAB vai fazer, abrindo consulta para colher sugestões de alteração ao Provimento 94/2000 (que fala sobre as regras da publicidade da advocacia), me vi forçado a resgatar um artigo antigo que escrevi um pouco antes da criação do novo Código de Ética […]
Leia Mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

O mercado da advocacia no Brasil está cada vez mais em expansão. Ainda de maneira modesta, muitos escritórios jurídicos estão adotando a estratégia de fixarem instalações físicas em outros países, ampliando, desta forma, a sua esfera de atuação a nível internacional. Nos últimos anos, o Brasil vivenciou um rápido e intenso processo de internacionalização da […]
Leia Mais

O BALDE DA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO JURÍDICO

Muitas vezes nossos sentimentos são direcionados pelo que acontece conosco em nosso dia a dia. Por exemplo, quando oferecemos palavras positivas para outras pessoas, isso afeta o outro e a nós mesmos. Por isso a gestão de pessoas em escritórios jurídicos é algo de extrema importância no momento atual que estamos vivendo, onde podemos perceber […]
Leia Mais

AS JOIAS DO INFINITO DO MARKETING JURÍDICO

Como o estrondoso sucesso do filmes da Marvel, culminando agora com o eminente maior sucesso de bilheteria de todos os tempos (Vingadores: Ultimato), podemos ver algumas semelhanças com o cenário jurídico atual. Dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), existiam seis singularidades que foram transformadas pelas entidades cósmicas Morte, Entropia, Infinito e Eternidade nas Joias […]
Leia Mais

1 MILHÃO E 200 MIL MOTIVOS PARA SE DIFERENCIAR

É muito óbvio que o número citado no título deste artigo se refere ao volume total de advogados que hoje – março de 2019 – existem no Brasil. Estamos entre os países no mundo com o maior número de advogados, totalizando uma média aproximada de 1 para cada 180 habitantes. O problema não está em […]
Leia Mais

VAPORWARE E ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

Você conhece ou já ouviu falar no termo Vaporware? Nada mais é que um software ou hardware anunciado por um desenvolvedor muito antes do seu lançamento, mas que nunca chega a entrar em produção por problemas internos. Atualmente nos deparamos com muitos empreendedores e gestores que percebem a hora de modernizar seu escritório, seja em […]
Leia Mais

QUEM É O PROFISSIONAL PERFEITO NA ADVOCACIA?

Na atualidade, podemos perceber a importância dada por escritórios jurídicos na contratação de excelentes profissionais para sua equipe. Mas o que é um excelente profissional? Segundo meus conhecimentos como recrutadora para escritórios jurídicos, podemos definir como um excelente profissional aqueles que possuem todas ou a maioria das características abaixo listadas: • Perfil alinhado com os […]
Leia Mais

A NUDEZ DOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

Já parou para pensar em como o mundo está evoluindo cada vez mais rápido? Em como, a cada dia que passa, nos deparamos com alguma novidade, tanto no universo digital, quanto no nosso dia a dia? Por isso, temos que nos manter sempre inteirados com o que acontece, principalmente quando o assunto é sobre o […]
Leia Mais

O OLHAR CRU NA ADVOCACIA

Recentemente, depois de quase 16 anos falando de gestão e marketing jurídico no mercado, ampliei o conceito de minha empresa para que pudéssemos atender o mercado em um formato mais fácil, segmentado e com desenhos de processos internos exclusivos. Evoluímos de uma única empresa com alguns braços para um grupo mais amplo com empresas delimitadas, […]
Leia Mais

A ESCASSEZ DO FORNECEDOR DIAMANTE

Nos dias atuais, temos muita dificuldade em encontrar bons fornecedores e prestadores de serviços, em especial na esfera jurídica. Só nos damos conta disso quando precisamos realizar uma compra ou até mesmo um serviço de simples manutenção no escritório. Ao procurar um prestador de serviço na internet iremos nos deparar com uma chuva de empresas […]
Leia Mais

COMO PERDER SEU EMPREGO ANTES DA CONTRATAÇÃO

Comunicação é o elemento principal na rotina de profissionais da área jurídica. Tanto a comunicação verbal quanto a escrita é de suma importância para a área e é através dela que as pessoas trocam conhecimentos, ideias e se compreendem. Em média 70% das nossas horas acordadas passamos nos comunicando, seja através da escrita, fala, leitura […]
Leia Mais

MARKETING JURÍDICO É MARKETING DIGITAL?

Em algum momento da sua carreira jurídica alguém já deve ter tentando incutir em sua cabeça que marketing jurídico é nada mais do que o marketing digital voltado para área jurídica. Você pode até ter pensado que o marketing digital e o marketing jurídico trariam o mesmo resultado para o seu escritório, ou até mesmo, […]
Leia Mais

NÃO QUERO VIVER PARA SEMPRE, SÓ QUERO SER IMORTAL

Apesar do título do artigo parecer contraditório, ele não é. Pense, neste exato momento, em um jurista ou advogado que você admira e que teve impacto em sua vida, seja pessoalmente ou através de seu trabalho. Pensou? Essa personalidade é imortal. Os outros milhares de profissionais que você eventualmente cruzou em sua vida, mas que […]
Leia Mais

É HORA DE DEMITIR?

Se formos analisar o cenário jurídico no Brasil, a maioria dos escritórios de advocacia é de pequeno e médio porte. Na atual situação que estamos vivendo, com altos custos para manter-se um funcionário, chega a hora de colocarmos na balança se aquele funcionário que está conosco vale a pena ou não. Muitas vezes esta não […]
Leia Mais

A ALIADA NA CONTRATAÇÃO JURÍDICA

O maior desafio de todos os escritórios jurídicos está na busca de profissionais compatíveis ao perfil desejado e que realmente possam preencher a vaga de maneira correta. Muitas são as dificuldades encontradas nesta busca, como, por exemplo, experiências técnicas, aspectos comportamentais, distância entre a moradia e o local de trabalho, pretensão salarial, disponibilidade para viagens, […]
Leia Mais

UBER DA ADVOCACIA

Sabemos que a chegada do Uber foi uma reviravolta no mercado e o serviço, que antes nunca fora imaginado no Brasil, abalou as estruturas dos taxistas. Enquanto os taxistas tentavam impedir a regulamentação dos serviços do Uber, mais famosa a marca ficava, com mais as pessoas se interessando e indo em busca de informações. Assim […]
Leia Mais

NOVOS ERROS DO ADVOGADO MODERNO

Como feedback geral, os artigos que escrevo mais comentados pelos advogados são aqueles que mostram os erros mais comuns do cotidiano jurídico. Já pontuei diversos problemas que o advogado pode contornar com algum tipo de direcionamento, tais como: a falta de visão e antecipação do futuro do segmento jurídico, a falta de organização no trabalho, […]
Leia Mais

COMO MEDIAR CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Em todo escritório existem determinados perfis de pessoas que vieram de gerações e vivências diferentes. Torna-se, portanto, cada vez mais difícil mediar qualquer conflito que acontece entre os colaboradores dentro do ambiente de trabalho, ora por questões de opiniões divergentes, ora por questões relacionadas ao perfil e modo de trabalho de cada um. Segundo a […]
Leia Mais

A SÍNDROME DOS 5 MINUTOS

Já percebeu como cada vez mais somos forçados a ter uma rotina onde tudo é feito às pressas? Os prazos estão mais curtos e os afazeres mais longos. A correria do dia a dia nos obriga a responder e-mails e mensagens padrões, até mesmo para nossos mais íntimos. Os famosos emojis do whatsapp substituem, aos […]
Leia Mais

SOMOS UM ESCRITÓRIO BOUTIQUE. SERÁ?

Prezado advogado/advogada, você já vivenciou a seguinte situação: estar passeando em um local privilegiado, ver a vitrine de uma lojinha de uma marca conhecida e ficar curioso para saber por que existem na mesma apenas três blusinhas, se o local de display poderia conter mais? E ainda, ao verificar o valor de cada uma destas […]
Leia Mais

PARE DE TAPAR O SOL COM A PENEIRA – RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

Que o país está em crise ninguém pode negar. O que temos que fazer é encarar a realidade diante deste fato assombroso. Muitos pequenos e médios escritórios fecharam as portas e outros tantos – eu diria a maioria – estão controlando as finanças. E embora muitos encarem como um investimento, estão cortando budgets para a […]
Leia Mais

REDES SOCIAIS PARA ADVOGADOS – É PROIBIDO ENTRAR COM CACHORRO

Há muito tempo sabemos que as redes sociais estão aí para auxiliar a carreira do escritório e do advogado. Diversos artigos já foram escritos sobre o assunto, sob os mais diversos ângulos (talvez até focados demais no aspecto social da ferramenta), mas a pergunta continua a mesma: será que você está atuando da maneira correta? […]
Leia Mais

COMO CONTROLAR FINANÇAS NO ESCRITÓRIO EM ÉPOCA DE CRISE

É, não anda nada fácil para as advocacias brasileiras. A crise econômica chegou e parece que não irá embora tão cedo. Neste momento de instabilidade temos que “apertar os cintos” para conseguir fechar o mês sem entrar no vermelho. Altos índices de inflação, aumento das cargas tributárias, aumento de despesas fixas, mudanças em leis trabalhistas, […]
Leia Mais

VOCÊ PREFERE MORRER OU FALAR EM PÚBLICO?

Falar é uma das formas de se expressar. Assim, a necessidade de comunicação faz parte do desenvolvimento de todo ser humano. Quando se fala em comunicação profissional então, tudo se torna mais difícil, pois hoje saber se comunicar da forma correta torna-se um grande diferencial, principalmente para aquela pessoa que deseja uma boa colocação no […]
Leia Mais

DE QUEM É A CULPA?

Reclamações a respeito do desenvolvimento dos colaboradores são freqüentes entre os advogados. Relatório errado, prazos atrasados, falta de motivação e falta de envolvimento do colaborador com os projetos são os principais fatores que afetam diretamente o crescimento do escritório como um todo. A questão é que muitos sócios se esquecem de perguntar qual o motivo […]
Leia Mais

TODO MUNDO ESTÁ EM CRISE MENOS EU

Ok, vamos aos fatos. Independente do partido político que você defende, vamos encarar o fato de que o Brasil está hoje em crise. Greves, paralisações, manifestações de impeachment, boatos de intervenção militar, dólar cada vez mais em alta, corrupção exposta, volta da inflação e outros diversos escândalos e acontecimentos que dão ao Brasil, atualmente, a […]
Leia Mais

GERAÇÃO Y, QUE DECEPYÇÃO

A Geração Y, comumente pessoas que nasceram entre 1980 e 2000 – também conhecidos como filhos da geração X – tem, como característica marcante em suas vidas, a influência predominante da tecnologia. Eles são definidos como multitarefa, pois conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Eles assistem televisão falando ao celular, ao mesmo tempo que entram […]
Leia Mais

A NECESSÁRIA ATUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Para você, qual a importância de estar atualizado profissionalmente? O atual mercado de trabalho vive em constantes mudanças e hoje vivemos em uma época de uma busca constante de profissionais qualificados, daquele tipo que está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual. O cenário vivido hoje é obviamente muito diferente de antigamente, em uma […]
Leia Mais

O PODER DO “NÃO” NO MUNDO CORPORATIVO

Já parou para pensar o porquê não gostamos de receber um grande NÃO como resposta? É comum nos sentirmos frustrados após recebermos uma negativa, seja na sua vida pessoal ou profissional. Uma das etapas importantes na vida de um escritório é explorar o mercado em busca de novas ações e incremento em suas receitas através […]
Leia Mais

A ESTRADA VANGUARDISTA DA ADVOCACIA

E continua… A evolução na advocacia continua a avançar a largos passos, infelizmente deixando muitos advogados despreparados para trás. Hoje podemos falar que diversos escritórios estão muito a frente nas inovações operacionais/técnicas e atuação vanguardista de ferramentas modernas. Você sabia, por exemplo, que alguns advogados já saíram de uma atuação retroativa, sempre aguardando o que […]
Leia Mais

A FIGURA ESSENCIAL DO GESTOR LEGAL

O desenvolvimento das melhores práticas de gestão, que acampou a profissionalização e favoreceu o ganho de vantagem competitiva às bancas jurídicas, deu-se a partir dos anos 70, com a criação de duas organizações internacionais, a ALA – Associação of Legal Administration e, nos idos de 80, com a LMA – Legal Marketing Association. As bancas […]
Leia Mais

O QUE VOCÊ FAZ PARA FIDELIZAR SEU CLIENTE?

Sabemos que para manter um cliente, é necessário realizar algumas ações pontuais, porém, antes de aprofundarmos o assunto, se faz necessário uma pequena explicação sobre o termo fidelizar. Traduzindo para a linguagem empresarial, fidelizar significa manter o cliente, torná-lo fiel ao seu serviço, deixando-o satisfeito com a qualidade do atendimento, com o intuito de manter […]
Leia Mais

MUDAR O CÓDIGO DE ÉTICA

Outro dia estava escutando uma das minhas músicas prediletas e, prestando atenção às letras, acabei percebendo que em muito a mesma se aplicava a situação que muitos advogados passam hoje. A letra dizia: “People wonder why they don’t get a chance. They wait for music but they don’t get to dance” Tradução livre: “As pessoas […]
Leia Mais

MARKETING PESSOAL PARA ADVOGADOS

A OAB contabiliza atualmente mais de 40 mil sociedades de advogados, sendo que, só em São Paulo, existem cerca de 11,7 mil, no total de 267 mil advogados ativos. Isso significa que se supormos que cada escritório tenha três ou quatro advogados, as sociedades concentram entre 45 mil e 60 mil advogados, ou seja, 20% […]
Leia Mais

PALESTRAS – UMA DAS MAIS IMPORTANTES FERRAMENTAS DO MARKETING JURÍDICO

Cada vez mais instituições e associações percebem os profissionais da advocacia como uma ferramenta de informação atualizada para assuntos relevantes tratados no mercado atual, como por exemplo, as recentes sugestões de mudanças em algumas leis e códigos. Costuma-se oferecer tais informações no formato de palestras que geralmente acontecem em hotéis onde há conforto e comodidade, […]
Leia Mais

FOCO E PLANEJAMENTO – COMO SER ALTAMENTE PRODUTIVO

O povo brasileiro é o que mais dedica horas à profissão – em média 40,8 horas por semana, comparativamente à Alemanha e à França que trabalham, respectivamente, 38 e 35 horas. Em nosso país paira uma mentalidade de que ficar até mais tarde no ambiente de trabalho é sinal de eficiência. Ser produtivo tem diferentes […]
Leia Mais

ENDOBRANDING – COMO PROSPECTAR CLIENTES… INTERNOS

Muitas vezes percebo que o sócio jurídico moderno é extremamente obcecado por tudo que está fora do seu escritório. Todas as ações propostas e operacionalizadas acontecem visando o público externo e como o advogado pode se mostrar ao mercado. Se você leu meu livro ou acompanha meus artigos, sabe que sou completamente a favor de […]
Leia Mais

DIMENSIONAR EQUIPE – UMA AÇÃO EFICAZ PARA GERAÇÃO DE LUCROS

As previsões para a economia em 2014 são pouco otimistas. O desenvolvimento e a qualificação de equipes, bem como, o aproveitamento de talentos internos serão premissas para as empresas. Embora vivamos um momento especial, onde a taxa de desemprego alcança o menor nível histórico, atingindo, em novembro de 2013, o índice de 4,6%; o apagão […]
Leia Mais

A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO, VISÃO E VALORES NA ADVOCACIA

Atualmente, em qualquer escritório, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, podemos verificar qual é a Missão, Visão e Valores simplesmente acessando seu site ou material impresso. Mas afinal, o que significa Missão, Visão e Valores dentro de uma empresa? Antes de tudo, é necessária uma breve explicação de cada item. Segundo o consultor […]
Leia Mais

O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

Com a globalização, a rapidez com que as informações se dispersam é estrondosa. Elas estão ai, expostas a todos e para todos. Mas o que cada um consegue absorver e fazer algo relevante dessa informação é que é diferencial. O tal do conhecimento. Quando antes vivenciamos a Era da Informação, hoje vivemos na Era do […]
Leia Mais

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE INTERNO

Você sabe o que é endomarketing? E cliente interno? Nunca ouviu esse termo? Antigamente o empregado era chamado de funcionário, depois passou a nomeado de colaborador, pois este colaborava com o desenvolvimento da empresa. Hoje o termo usado é Cliente Interno. Isso significa que antes de “vender” um serviço para o mercado, o escritório precisa […]
Leia Mais

TREINAR PARA DESENVOLVER

Sempre abordo em meus artigos o fato do ambiente jurídico estar cada vez mais competitivo e a importância de se criar diferenciais perante o mercado. A cada dia surgem novas tecnologias e novos métodos de se realizar uma tarefa. Neste contexto, irá se ressaltar no mundo dos negócios, o escritório que tiver competência de identificar […]
Leia Mais

GRITO DE GUERRA DA EDUCAÇÃO

Vivemos um grande momento histórico em nosso país. O povo brasileiro, que vivia adormecido, acordou de um sono – talvez um pesadelo – prolongado. Permanecemos, por décadas, anestesiados e coniventes com situações de corrupção, políticas públicas, políticas econômicas, que em nada atendiam às necessidades e expectativas da população. Os brasileiros, enfim, reagiram. Manifestações eclodiram em […]
Leia Mais

A COMUNICAÇÃO CLIENTE E ADVOGADO

Você entende seu cliente? Seu cliente entende você? Para começar, deixemos claro o que é necessário para que uma comunicação correta aconteça. Sabe-se que para haver a comunicação entre as pessoas é preciso ter um receptor e um emissor. Sendo assim, o emissor é quem transmite a mensagem e o receptor é quem recebe a […]
Leia Mais

ORGULHO DE FAZER PARTE DISSO

Há tempos que se sabe que não é só a questão da remuneração que se leva em conta na hora de se aceitar ou não um trabalho. É claro que isso é importante e deve ser avaliado, mas o que estou querendo dizer é que não é só essa questão a ser considerada na hora de se […]
Leia Mais

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO ADVOGADO

A todo o momento ouvimos falar em “tecnologia”: celulares, smartphones, tablets, entre outros apetrechos, foram criados e dia-a-dia aperfeiçoados para a comodidade de seus usuários. Tantas novidades que nos rodeiam e nos fascinam nem imaginávamos que iriam fazer parte integral de nossas vidas. É tanta novidade que às vezes nos perdemos tentando acompanhar tudo o […]
Leia Mais

GESTÃO DE PESSOAS NA ADVOCACIA

Em meados do século passado, estudiosos voltaram suas atenções à influência que o homem e suas capacidades transformadoras exerciam nas organizações. Com o desenvolvimento das Ciências Humanas, a organização deixou de ser analisada tão somente por sua capacidade produtiva e geração de lucros; mas também pelo capital humano, a ela agregado. O termo “capital humano” […]
Leia Mais

ADVOGADO LÍDER – SER OU ESTAR?

Caro advogado, vamos tratar neste artigo algo que talvez você já tenha lido por diversas vezes; contudo um assunto que considero inesgotável. A figura do líder. Desconheço a sua situação profissional ou familiar, mas quem sabe hoje tenha um papel fundamental na vida das pessoas que o cercam em seu escritório. Qual o seu conceito […]
Leia Mais

PREPARADO PARA PERDER MERCADO PARA O ESTRANGEIRO?

Muito se fala da entrada dos escritórios estrangeiros no âmbito de atuação nacional. Se isso já acontece, vai acontecer ou nunca acontecerá não é o propósito de minha escrita hoje. Pretendo mostrar aqui o resultado que acontecerá depois de uma eventual entrada destes amigos/inimigos no mercado. Vale lembrar que já acontecem parcerias entre escritórios nacionais […]
Leia Mais

ADVOGADO – VIVENDO COM QUALIDADE

Prazo para ser cumprido, audiência para realizar, petição para confeccionar, cliente para atender, equipe para liderar e ainda, estagiário para ensinar. Isso só no trabalho. Sem contar, tempo para cuidar da vida pessoal, para realização de os cursos, dedicação à família, afazeres domésticos, lazer, saúde, enfim… Tudo isso, vivendo em São Paulo, maior cidade da […]
Leia Mais

A MULTIPLICAÇÃO DA LIDERANÇA ESSENCIAL NA ADVOCACIA

A sobrevivência ou a longevidade a longo prazo nos escritórios de advocacia depende única e exclusivamente de quem o coordena. O papel do líder mencionado neste artigo é de motivar não só a si mesmo, mas também o profissional que trabalha a seu lado. Motivação, companheirismo, união e comunicação entre as equipes internas são essenciais […]
Leia Mais

O ADVOGADO SABOTADOR EM ROTA DE COLISÃO (PARTE 2)

Nesta segunda parte do artigo (leia a primeira parte na edição anterior) vemos os últimos pontos – em ordem decrescente, do menos impactante para o que pode trazer mais problemas ao escritório – que o advogado deve evitar para não tornar-se um “advogado sabotador” que toma atitudes clássicas e efetivas para sabotar seu escritório e/ou […]
Leia Mais

O AMBIENTE ORGANIZACIONAL – IDENTIDADE X IMAGEM

O Ambiente Organizacional – Identidade X Imagem por Larissa Silveira As organizações estão sujeitas a mudanças e novas tendências. Cada vez mais, surgem novos produtos / serviços e marcas no mercado, tornando a concorrência ainda mais acirrada. O avanço da tecnologia permite que os públicos tenham fáceis acesso as informações da empresa. Assim, torna-se necessário trabalhar […]
Leia Mais

O ADVOGADO SABOTADOR EM ROTA DE COLISÃO (PARTE 1)

Gostaria de começar este artigo comentado o estranho título. Quero explicar que o tal do “advogado sabotador” é aquele que, mesmo sem perceber, está tomando atitudes clássicas e efetivas para sabotar seu escritório e/ou sua carreira jurídica. Leia com muita atenção os seguintes pontos que serão comentados abaixo e verifique se o que acontece na […]
Leia Mais

MARKETING: O PEQUENO PODE SER GRANDE

É comum ouvirmos alguns pequenos empresários em crise ou passando por alguma dificuldade financeira, falarem a seguinte frase: “ não tenho como investir em marketing ou em campanhas publicitárias.” Não é bem assim, dizer isso pode ser uma grande ignorância! Fazer marketing não se resume apenas em grandes campanhas publicitárias que só as grandes empresas […]
Leia Mais

NETWORKING NA ERA DIGITAL

Atualmente, mais importante do que criar uma boa rede de relacionamento – o famoso networking – é mantê-la ativa e renová-la constantemente. Com a internet e seus meios de comunicação online, nunca foi tão fácil compartilhar interesses e conhecer profissionais da sua área de atuação. As redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Foursquare, Formspring, entre outras, […]
Leia Mais

DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Segundo Mayer & Salovey (1997) a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções; a capacidade de gerar sentimentos que facilitam o pensamento; a capacidade de compreender as emoções e, ainda, a capacidade de controlar as emoções, de forma a promover o crescimento emocional e intelectual. Resumidamente, usar intencionalmente as emoções a […]
Leia Mais

DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS – ENTENDA SEU CONCEITO

Toda organização visa atingir suas metas e vencer desafios. No momento da construção de seu planejamento estratégico, é importante formatar as diretrizes organizacionais. Essas diretrizes representam o conjunto das estratégias e políticas da empresa, sendo formadas pela missão, pela visão e pelos objetivos da empresa e definem, de forma clara, para o ambiente interno e […]
Leia Mais

O SÓCIO FAZ TUDO E A EXCELÊNCIA PROFISSIONAL

O mundo globalizado, as informações que circulam quase à velocidade da luz, a constante renovação tecnológica, e por fim as pessoas cada dia mais “antenadas” nos acontecimentos mundiais, têm levado, cada vez mais, uma busca incessante à profissionalização. Hoje é inconcebível uma empresa que não esmere pela excelência em seus produtos ou serviços, sendo fator […]
Leia Mais

TÉCNICA OU COMPORTAMENTO?

Empresas de vanguarda estão sempre atentas às evoluções tecnológicas. Sabem da importância de estratégias de marketing, que fortalecem suas marcas, geram maior visibilidade, melhoram o relacionamento com seus clientes. Buscam inovações em seus produtos ou serviços para perpetuarem-se no mercado. Possuem estruturas administrativas e financeiras fortalecidas e organizadas, de modo a maximizarem resultados e minimizarem […]
Leia Mais

GESTÃO DE PESSOAS – O PAPEL DO LÍDER

Foi-se o tempo em que alguém mandava e o outro obedecia. No mundo dos negócios, a liderança veio para quebrar esse paradigma. Ela dá lugar a novos valores, como motivação e comprometimento. Nesses novos tempos, devemos saber colocar as coisas de forma a deixar claro o porquê deve ser feito, para que todos a nosso […]
Leia Mais

SEMPRE OTIMIZE SEUS PONTOS FORTES

Com certeza você já participou de um processo seletivo em que te perguntaram: quais são seus pontos fortes? E os fracos? Candidato bem preparado já tem a respostas na ponta da língua, mas o que muitas vezes acontece é que no dia-a-dia, profissionais se esquecem dessa famosa pergunta de entrevista e acabam deixando de ressaltar […]
Leia Mais

MEU TRABALHO MERECE RESPEITO (E REMUNERAÇÃO)

Quando se vai ao médico, ao dentista, ao psicólogo, paga-se primeiramente pela consulta para obter um diagnóstico e depois, paga-se o tratamento adequado. Então pergunto: Por que advogado não pode cobrar por uma primeira reunião? Advogado também paga impostos, também se alimenta, abastece seu carro, usa roupas, sapatos etc. Por que teria que trabalhar de […]
Leia Mais

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM ATENDIMENTO

Se a propaganda é a alma do negócio, o atendimento ao cliente é o corpo. Em um mercado cada vez mais competitivo e fragmentado, ofertar ao cliente um serviço ou produto de qualidade não é mais suficiente para manter-se como uma empresa diferenciada. A qualidade do atendimento apresenta-se como um fator de peso para fazer […]
Leia Mais

TERCEIRIZAR É VITAL

A prática da terceirização não é novidade no mundo dos negócios. Nas empresas do primeiro mundo e do Brasil, há tempos, pratica-se a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas; eliminando as que não cabem ser desenvolvidas internamente. O período pós-guerra foi marcado por uma necessidade de reestruturação total e o […]
Leia Mais

GESTÃO DE PESSOAS: CONHEÇA A GERAÇÃO Y

Nascidos nos anos 80 e 90, a Geração Y, também chamada “Generation Why”, “Generation Yes” e “Geração WWW”, ingressa no mercado de trabalho com amplo domínio da tecnologia e alta capacidade de inovação. Os jovens dessa geração têm pressa em construir a carreira, mas também buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: querem trabalhar para […]
Leia Mais

PROFISSIONAL WORKAHOLIC – EMPENHO OU EXAGERO?

Não sei você, mas eu cresci ouvindo o velho jargão: O trabalho dignifica o homem. Isso não deixa de ser uma realidade. Por meio do trabalho nos sentimos úteis, ativos. É ele que nos motiva à busca de conhecimentos. Dá-nos maior visibilidade, poder e status, realização profissional. Sem sombra de dúvidas, a ambição, o desejo […]
Leia Mais

AS LEIS IMUTÁVEIS DO MARKETING JURÍDICO (PARTE 2)

Nesta segunda parte do artigo (leia a primeira parte no artigo anterior) vemos os quatro últimos itens das premissas do marketing jurídico que todo escritório deveria entender para alinhar-se ao mercado, crescer e, mais importante, manter-se no topo, tanto financeiramente quanto estruturalmente. Como colocamos as leis em ordem decrescente, da mais “amena” para a mais […]
Leia Mais

AS LEIS IMUTÁVEIS DO MARKETING JURÍDICO (PARTE 1)

Todos sabemos que a profissão de advogado é intrinsecamente ligada às leis que guiam a sociedade. Mas e as leis que guiam os advogados? Falaremos aqui mais especificadamente das leis do marketing jurídico, que se seguidas corretamente, colocam o escritório – e por conseqüência seus advogados – corretamente dentro do contexto esperado pelo mercado, tanto […]
Leia Mais

A ONDA TECNOLÓGICA ADVOCATÍCIA

Pense bem. O mundo atual muda constantemente, principalmente na parte tecnológica. A inovação de hoje é o item ultrapassado de amanhã. Porque a advocacia não deveria acompanhar esta evolução? Se você, advogado, ainda não percebeu, sua profissão mudou. E muito. Vamos imaginar que você seja um daqueles advogados românticos da profissão que ainda defende o […]
Leia Mais

PENSAMENTOS PARA O NOVO MODELO NA GESTÃO DE PESSOAS

A era do conhecimento, a busca constante e frenética por informações, exigiu mudanças rápidas, especialmente, refletidas nas organizações. Decisões que, no passado, eram tomadas de forma lenta e centralizada, foram substituídas por decisões ágeis, imediatas e eficazes; pois, do contrário, a organização correria o risco de perder competitividade no mercado, altamente dinâmico. Esse novo cenário […]
Leia Mais

A PARALISIA DECISÓRIA

Começo este artigo com uma abordagem um pouco irônica, vinda de uma amiga minha, que, inconformada como a humanidade vêm se portando perante a fé em algo superior, soltou a máxima em um debate: “Pergunte se alguém quer conhecer Deus. A maioria dirá que sim. Agora pergunte quem, destes “fervorosos”, quer morrer para conhecer Deus. […]
Leia Mais

INDICAÇÃO DE CLIENTES – UM DIA ELA ACABA

Antes de entrarmos propriamente no tema do artigo que é a indicação de clientes e como ela pode ser prejudicial ao escritório, gostaria de tirar algumas linhas para falar de estruturação. Vamos partir de uma premissa básica: queremos indicação de clientes para que nosso escritório cresça e tenha melhor rendimento. Neste ponto já entram as […]
Leia Mais

A ZONA DE CONFORTO DOS ADVOGADOS

Caro Advogado, Gostaria de começar este artigo com a pergunta mais misteriosa do mundo jurídico: Porque alguns escritórios crescem e prosperam financeiramente e outros continuam pequenos e lutando bravamente para manter-se? A resposta é simples e impressionante: porque os escritórios que desejam crescer, acabam eventualmente crescendo. Você, prezado leitor, deve estar pensando: “Mas como assim, […]
Leia Mais

A INVESTIGAÇÃO NOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Caro advogado, não precisa ficar assustado e achar que existe alguma CPI investigando os escritórios para desenterrar algum tipo de sujeira. Falamos aqui da investigação que é feita nos escritórios pelos próprios clientes e ainda – e principalmente – pelo nosso cliente prospectivo. Mas vamos começar pelo princípio. Como você, leitor, sabe se um serviço […]
Leia Mais

O ESTAGIÁRIO ELITE

Uma realidade atualmente verdadeira, é que hoje o curso de Direito é o que diploma mais alunos, de tal forma que o mercado não possui capacidade para absorvê-los. Este fato, por si só, já deveria fazer os “novos entrantes” (vulgo estagiários) buscarem rapidamente seu espaço na concorrida vida empresarial. Correto? Nada deveria ser mais interessante […]
Leia Mais

O ATENDIMENTO TELEFÔNICO E AS PORTAS

Todos sabemos que a porta de entrada de um escritório de advocacia é seu atendimento telefônico. É o primeiro contato que o cliente tem com a banca jurídica e se feito erroneamente, pode ser desastroso. “A porta da rua é a serventia da casa”. Quem já não escutou este ditado permeando uma circunstância em que […]
Leia Mais

O MARKETING JURÍDICO E A EVOLUÇÃO DA ADVOCACIA

O mundo que vivemos neste momento não é o mesmo que o de uma hora atrás. Os meios de comunicação, a agilidade de interação entre pessoas, a globalização e demanda crescente de serviços ofertados modificam, a cada momento, os aspectos competitivos do mundo empresarial tornando o mercado extremamente seletivo e implacável com os que se […]
Leia Mais
×